Começa a Semana da Alimentação Fora do Lar, em São Paulo

Solenidade de abertura foi realizada na última segunda-feira (11) e reuniu líderes políticos e empresariais no Encontro Nacional Abrasel

Mais de 250 líderes políticos e empresariais se reuniram na noite da última segunda-feira (11) na solenidade de abertura da Semana da Alimentação Fora do Lar – Encontro Nacional Abrasel, no hotel Bourbon Ibirapuera. Com o propósito de apresentar as pautas deste setor em prol de um Brasil Novo, o evento foi marcado por discursos que ressaltaram a força e importância dos empresários na construção de um país com empreender mais simples e mais qualidade de vida para os brasileiros.

Entre as autoridades que compuseram o dispositivo de honra estiveram os deputados federais Herculano Passos (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo; e Antônio Goulart (PSD/SP); o vereador Rodrigo Goulart (PSD/SP), presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo; David Barioni, presidente da SPTuris, representando o prefeito Bruno Covas; Douglas Finardi, secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, representando o Ministro Marcos Jorge Lima; Alberto Alves, secretário-executivo do Ministério do Turismo; e Guilherme Afif, presidente licenciado do Sebrae. E os anfitriões da Abrasel foram o presidente do Conselho de Administração Nacional, Paulo Nonaka; o líder do Conselho Nacional, Newton Pereira; o presidente-executivo, Paulo Solmucci, e o presidente em São Paulo, Percival Maricato.

“Sou um adorador da liberdade de mercado. O Brasil precisa hoje de uma intensa simplificação. Esse é um clamor dos trabalhadores. Trabalhar livremente, gerar emprego, renda e o desenvolvimento do País”. Com essa fala, o presidente licenciado do Sebrae e candidato à Presidência da República, Guilherme Afif, resumiu o sentimento dos empresários que compareceram ao evento.

Em consonância, o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, enfatizou a proximidade das eleições presidenciais deste ano e a necessidade de fortalecer representantes comprometidos com as pautas de um Brasil mais simples, com o “jeito Abrasel de ser”. “Este momento é importantíssimo para nós. Estamos vivendo tempos de governos intervencionistas, que restringem a nossa liberdade. Precisamos dar um basta nesse processo. Nós acreditamos no mercado, mas não temos dúvidas de que queremos um Brasil que cuide daqueles que precisam mais. Ações que sejam fruto de uma discussão com a sociedade. Só assim construiremos um país mais simples de empreender e melhor para viver. Juntos vamos construir um Brasil Novo”, conclamou. Na ocasião, ele também agradeceu o apoio da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, em especial, ao relator da Reforma Trabalhista, deputado federal Rogério Marinho (PSDB/RN), e à atuação dos líderes e das entidades que compõem a União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (Unecs).

Com a pauta da necessidade de simplificação consolidada no discurso de todas as autoridades presentes, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), David Barioni ressaltou a importância do setor de alimentação fora do lar como propulsor do turismo e da economia nas cidades. “A Gastronomia até hoje é o setor que mais atrai turistas para São Paulo”, disse, com base nos dados computados pelo Observatório do Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris. Ele observou que este é o motivador que mais atrai turistas para a maior cidade do País, ganhando do Carnaval, da Parada LGBT e da Formula 1, eventos de renome.

Enquanto Barioni falou sobre a relevância do setor para São Paulo, o presidente da Abrasel destacou a importância da cidade, centro financeiro do País, para quem empreende em bares e restaurantes, sendo escolhida como sede fixa para o Encontro Nacional Abrasel – Semana da Alimentação Fora do Lar. “Em uma semana e na cidade com a economia mais pujante do país, o empresário pode compartilhar conhecimento e inteligência, acessar as últimas inovações para o setor, fazer bons negócios e estreitar relacionamentos com empresários de todo o Brasil. A solenidade também foi uma valiosa oportunidade de aproximação com grandes líderes políticos e empresariais, quando foram apresentadas as principais pautas desse setor”, afirma.

Também estiveram presentes como representantes da UNECS, Nabil Sahyoun; presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Alshop); José Cesar da Costa, presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes e Lojistas (CNDL); e Luis Garbelini, vice-presidente da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac).

O Encontro Nacional Abrasel – Semana da Alimentação Fora do Lar conta com o patrocínio da Ambev, Ibravin, Sodexo, Stone e Souza Cruz; com o apoio da Unecs e parceria com a Fispal e Prazeres da Mesa.